A visão Estratégica na Estética permite o destaque do profissional ou negócio de estética, porque o Brasil possui o terceiro maior mercado de estética mundial, contudo, no final de 2019 cerca de mais de 500 mil estabelecimentos incluindo salões de beleza e clínicas de estética funcionaram no Brasil. 

Nesse sentido, há uma grande demanda e, ao mesmo tempo, uma grande concorrência.

Além disso, é necessário definir uma estratégica na estética, ou seja, delimitar um plano de negócios incluindo estrutura do negócio, financeiro, tecnologia, marketing, se manter atualizado com as novidades e os melhores lançamentos para assim se destacar e aumentar os negócios, e o mais importante, se manter atualizado quanto às novidades do mercado geral.

Aproveite e veja também como funciona nossa consultoria para negócios de estética.

Quais os desafios de empreender no ramo da estética?

Os desafios de empreender no setor de estética, são:

  1. Falta de uma visão de Estratégica na Estética: ter uma visão estratégica, permite que o empreendedor delimite de forma organizada um planejamento e acompanhamento de negócios para continuar no mercado e se destacar. A visão estratégica na estética, possibilita abarcar os setores necessários para manter um negócio prosperando e sendo de qualidade, não basta conhecer bons produtos, boas técnicas, ser um ótimo profissional para que sua clínica prospere, se você não investir em marketing para atrair clientes, se você não tiver as finanças organizadas, o valor que entra, o valor que sai, quanto está lucrando, será difícil manter o negócio e pé;
  2. Grande concorrência: o Brasil é o terceiro maior mercado de estética mundial, mas a grande concorrência fica claro, quando se menciona os números, cerca de 500 mil estabelecimentos abarcando clínicas de estética e salões de beleza estavam em pleno funcionamento no Brasil no ano de 2019. Nesse contexto, por mais que você seja um bom profissional, para captar mais clientes, é necessário mais, é importante fazer seu nome no mercado e se destacar por isso, e o que possibilita isso é a visão Estratégica na Estética;
  3. Alto padrão: no ramo da estética existe uma infinidade de produtos, técnicas, mas é necessário manter um alto padrão para conseguir clientes, e o mais importante mantê-los, sendo assim, é preciso trabalhar com uma equipe especializada, produtos de qualidade, técnicas que funcionam. Contudo, o alto padrão, ultrapassa o quesito produtos e técnicas, pois no mercado atual, as pessoas exigem um atendimento excelente, facilidade para conversar com funcionários, marcar procedimentos, receber ofertas que se encaixam em seu perfil e necessidade. Por último, é necessário estar atualizado sobre as novidades da área, mas também, estar atualizado sobre o mercado geral.

Importância da Estratégica na Estética

A Estratégica na Estética é importante, desde a visão, que é o primeiro passo, até o planejamento, que é o passo seguinte.

Ter uma visão Estratégica na Estética é definir a parte teórica, ou seja, colocar no papel os passos importantes para que seu negócio prospere, e determinar um planejamento Estratégica na Estética, é a parte prática é fazer o que é necessário para que seu negócio dê certo.

Visão, estratégia e planejamento estão diretamente ligados em um próspero negócio, pois para que um empreendimento funcione e se mantenha a longo prazo é necessário apresentar os três aspectos mencionados.

Inicialmente, é necessário entender que o planejamento da Estratégica na Estética, envolve fazer um plano elaborado, que será o seu norte para alcançar suas metas e objetivos, e envolve sua visão Estratégica na Estética. 

Como montar um Planejamento Estratégica na Estética?

Determine suas metas e objetivos

Inicialmente, é necessário definir o que você almeja, onde quer chegar, por meio de metas e objetivos.

Se você está começando no mercado da estética, primeiro, você tem que pesquisar sobre o mercado, concorrentes, preços e assim definir metas e objetivos, e o ideal é que sua 1º meta seja tornar-se conhecida, assim poderá ganhar clientes e sua confiança. 

Além disso, é importante encontrar algo que te destaque dos demais, algum diferencial, por exemplo, produtos de qualidade que não são utilizados pelos concorrentes, atendimento diferenciado.

Feito isso, liste suas metas para alcançar os objetivos, porque além de delimitar o que deseja, a medida que você for alcançando cada um, estará ainda mais motivada.

Trace sua Estratégia na Estética

Nesse momento, você deverá traçar o caminho necessário para alcançar suas metas e objetivos, de forma realista, respeitando o tempo necessário para conquistar cada um e estudando bastante sua área para ser um profissional, mas também, o mercado que você está inserido, você pode começar lendo sobre negócios do ramo que deram certo para se inspirar, e os negócios do ramo que deram errado para não cometer os mesmos erros.

Todo o processo requer paciência, estudo e realidade.

Estratégica na Estética em ações 

Colocar a Estratégica na Estética em ações, é uma das partes mais importantes, pois agora será colocado em prática o que é necessário para alcançar suas metas e objetivos.

Nesse sentido, além de colocar em prática as ações, você pode estabelecer um cronograma para ver suas ações, o tempo, e acompanhar o progresso.

Acompanhe seu progresso

Acompanhar o progresso é algo mais complexo do que apenas olhar seu cronograma, visualizar o que fez até agora, as metas e objetivos alcançados, uma vez que, é preciso acompanhar o que deu certo, o que deu errado, o que é possível melhorar, e como fazer isso.

Ademais, também é importante acompanhar o negócio e todos que estão envolvidos nele, por exemplo, se você abriu uma clínica e conta com uma equipe, é importante acompanhar todos os gastos, a equipe, suas dificuldades. 

Nesse contexto, faça reuniões semanais para conversar com sua equipe, ou os envolvidos no negócio, documente tudo para controle e acompanhamento, e não pode ser feito em uma agenda, planilha. Além disso, também é importante ouvir seus clientes, se eles fizeram algum elogio ou falaram algo que poderia melhorar, perceber e até mesmo perguntar se você teve essa abertura, se suas expectativas foram atendidas.

Por último, lembre-se que ao longo da caminhada prioridades podem mudar, metas e objetivos podem ser alterados, alcançados antes, depois, o importante é acompanhar seu progresso e fazer o que está ao seu alcance para alcançá-los.