Embora a área da beleza seja uma das mais prósperas e em crescimento, sempre ouvimos falar das crises que assolaram nosso país, principalmente no contexto atual. 

Dito isso, talvez até você que se dedica à área da estética, seja você estudante, recém-formado ou até mesmo um profissional atuante, pode estar um pouco inseguro, com medo de investir e duvidar se sua escolha de seguir o empreendedorismo na estética está correta.

A palavra da moda no mundo dos negócios é empreendedorismo. No mercado de trabalho atual, a ideia de ser capaz de idealizar, coordenar e executar projetos no próprio negócio está se tornando cada vez mais atraente. Quando se trata do setor de beleza, que tem crescido significativamente no Brasil, em especial nos últimos anos, o empreendedorismo na estética é uma excelente oportunidade.

Empreendedorismo na estética: sobre a área

Você sabia que o campo da estética é um dos que mais crescem? 

As indústrias de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos fazem sucesso sem depender das estações do ano. 

Nos dias atuais, os brasileiros estão prestando cada vez mais atenção à sua aparência e buscando tratamento em clínicas de estética em todo o Brasil para melhorar sua aparência. O cuidado com a pele e a boa aparência visual são vitais para o mercado de trabalho e para a vida pessoal, afetando a autoestima de quem precisa se sentir mais bonita nas mais diversas situações enfrentadas diariamente.

Por bastante tempo, os cuidados relacionados à estética estavam relacionados apenas às mulheres. Mas, nos dias atuais, os homens respondem por grande parte do consumo de produtos de beleza. 

Beleza e cuidados pessoais dão uma contribuição para uma carreira de sucesso e uma vida com mais saúde e felicidade.

O campo da estética é um dos que mais cresceram nos últimos anos, atraindo bilhões de pessoas só no Brasil, por isso não é surpreendente que cada vez mais pessoas entendam ser uma excelente oportunidade investir no empreendedorismo na estética. 

Porém, para alcançar o sucesso estético, não se trata apenas de abrir o seu negócio e pensar que basta esperar para conquistar seus clientes, mas como empresa, deve estar preparado para enfrentar o mercado, o que exige não só profissionais qualificados, mas também eficiência, gestão, estratégia e marketing para chamar cada vez mais clientes para sua clínica.

Em 2019, o Brasil concluiu incríveis 500 mil projetos estéticos, e as vendas tinham estimativa de aumento de até 10% até o final do mesmo ano, chegando a R$ 107 bilhões. (Fonte: Exame). Esses números mostram o volume de investimento neste campo e as expectativas crescentes de retorno e crescimento.

Empreendedorismo na estética: dicas para obter sucesso no setor

Não importa qual seja sua situação, você sabe que pode cultivar e aprimorar seu espírito empreendedor. 

Analise o que te faz entrar no campo da estética, com qual tipo de personalidade você tem mais afinidade e entre na batalha. Você pode se concentrar na venda de produtos e equipamentos e no suporte de serviços para treinamento e atualizações, para que outros profissionais de beleza como você estejam sempre atualizados. 

Você também pode olhar para o mercado, prestar atendimento profissional e aproximar esse público de médicos, nutricionistas e demais profissionais ligados à estética. Veja a seguir algumas dicas que podem te ajudar a iniciar o empreendedorismo na estética.

Faça um estudo no mercado

A primeira coisa a se fazer antes de iniciar qualquer negócio é pesquisar e entender o mercado em que se deseja lançar uma atividade. 

Qual é a tendência do mercado? Quais são as oportunidades? Quais são as dificuldades? Que desafios vou enfrentar? Responder a essas e outras perguntas o ajudará a reduzir o risco e a se preparar para os possíveis imprevistos.

Tenha capacitação profissional

Conforme mencionado anteriormente, estima-se atualmente que existam 500.000 clínicas de estética somente no Brasil. 

Por se tratar de um campo altamente competitivo, os profissionais da beleza devem buscar constantemente o aprimoramento profissional e acompanhar as tendências do mercado. 

Mesmo que você pretenda atuar na gestão de futuras clínicas de estética, conhecer teoricamente e também, na prática os procedimentos, pode ser um diferencial que diferencia sua marca no mercado.

Divulgue seu trabalho na estética sem medo 

No início, as pessoas precisam entender o seu trabalho, e a melhor forma de exibi-lo é criando uma carteira de clientes, por exemplo, exibindo o antes e depois. 

Você também precisa fazer bom uso das mídias sociais para gerar conteúdo que atraia a atenção de clientes em potencial, que podem confiar em você desde o início, a depender da sua postura e colocação. 

O conteúdo criado também possui sua importância na educação do público e mostrá-lo a verdadeira estética, eliminando alguns mitos estabelecidos. Quanto mais qualidade e conhecimento estético você exibir ao gerar conteúdo, maior será a probabilidade de atrair mais clientes.

Comece pequeno e tenha um pensamento grande

Toda empresa precisa de investimento, mas você não deve investir tudo o que possui para se tornar um empresário imediatamente. 

Como para sonhar não precisa gastar dinheiro, você pode idealizar o que sempre quis, mas definir algumas pequenas metas para alcançar no curto, médio e longo prazo. 

Um dos principais erros mais comuns, é que as pessoas investem em tudo o que têm e depois não tem sucesso para atrair clientes que aceitem sua estética, entram em desespero e acabam vendendo seus equipamentos estéticos.

O ideal é começar pequeno e depois continuar a crescer com base nos resultados obtidos à medida que o número de clientes aumenta e o cronograma se enche. 

A expansão deve ser gradual, o que requer cuidado, portanto, não fique muito ansioso para investir pesado para evitar frustrações. 

Você precisa economizar recursos para os custos fixos da empresa, desde contas de consumo até compras de materiais. Mas não se esqueça de que começar pequeno não significa que você precisa ficar acomodado. 

Comece pequeno, mas concentre-se em pensar grande. Se o seu sonho é estabelecer cada vez mais status no campo da estética, conquiste o seu espaço e saiba que isso requer tempo.

Não desista e tenha confiança em sua capacidade

Não tenha medo de começar sua carreira, só se você se arriscar saberá se dará certo. Então, se você realmente se identifica com a área de estética, tem espírito empreendedor e gosta de lidar com clientes, siga em frente!