Como montar uma clínica de estética?

Para quem está iniciando no mercado da estética, um dos maiores desafios é saber como começar a montar uma clínica. Tire todas as suas dúvidas sobre o tema a seguir e comece agora mesmo!

O mercado da estética é um dos únicos que tem mantido um crescimento estável, mesmo com os sucessivos cenários de crise da atualidade.

Além disso, a procura por procedimentos estéticos é cada vez maior, devido à diminuição dos preços e ao aumento de profissionais no mercado. Fato o qual não pode ser associado de nenhuma forma a diminuição da qualidade dos serviços, muito pelo contrário.

O maior desafio para quem está começando no ramo é sobre onde e como montar uma clínica de estética, esse é o seu caso?

Confira a seguir um passo a passo com dicas úteis e comece agora mesmo a planejar sua clínica de estética.

Como montar uma clínica de estética: passo a passo

Após se formar e saber uma série de procedimentos estéticos chega o momento de começar a montar sua própria clínica, para atender mais e melhor seus clientes. Em suma, os seguintes passos devem ser considerados:

Escolha quais segmentos irá atuar

A estética possui inúmeros segmentos, e o primeiro passo para começar a montar sua clínica é: saber quais são os serviços que serão prestados nela.

Pode parecer difícil escolher entre tantas áreas atrativas da estética, mas para facilitar a escolha faça as seguintes perguntas:

  • Quais são os serviços que eu tenho domínio sobre o assunto e posso realizar sem nenhum problema?
  • Quais equipamentos eu terei condições de comprar inicialmente para que determinados procedimentos sejam realizados na minha clínica?

Nada impede que com o sucesso do seu negócio você vá adicionando novos serviços, mas é importante definir quais serão os iniciais.

Faça um plano de negócios

Pode parecer um pouco clichê ou burocrático, mas ao construir um plano de negócios você terá uma visão muito mais ampla sobre o seu negócio e também terá uma perspectiva do futuro dele.

Neste documento as informações são organizadas de forma estratégica e com base nisso sua clínica terá menos riscos, assim como ficará mais fácil definir os caminhos que deverão ser seguidos para que seus objetivos sejam alcançados.

Não se desespere, o plano de negócios não é nenhum bicho de 7 cabeças, além disso o Sebrae disponibiliza um material completo sobre o assunto e uma planilha para que você comece a construir o seu, disponível aqui.

Escolha o local

Após montar seu plano de negócios, chega o momento de escolher qual será o local da sua clínica de estética.

No momento da escolha do local é importante considerar:

  • Localização (deve ser em um local seguro, com fluxo de pessoas e é interessante que não possua outros empreendimentos do mesmo ramo muito próximos);
  • Valor do imóvel (não deve comprometer o orçamento disponível); • Estética do local (é importante que “combine” com a proposta da sua clínica); e
  • Estrutura (verifique se há salas disponíveis para os procedimentos, se cabem os equipamentos, quantidade de banheiro e etc.).

Ainda no que se refere à escolha do local é muito importante verificar se o imóvel cumpre os aspectos legais exigidos para uma clínica de estética, por isso, antes de fechar negócio vá a prefeitura de sua cidade.

Compra dos equipamentos necessários

A compra dos equipamentos também deve ser considerada, isso porque além dos equipamentos necessários para os procedimentos, há também a necessidade de comprar materiais de uso.

No que se refere aos equipamentos para os procedimentos, dê preferências aos que possuem maior custo x benefício.

No que se refere aos materiais de uso, a dica é fazer uma lista, por exemplo: será necessário comprar toalhas, espelhos, cadeiras, macas, computador, telefone, armários, prateleiras, luvas e etc.

Essa é uma etapa que provavelmente te tomará muito tempo e dinheiro, mas fique tranquilo e planeje cada item a ser comprado.

Estrutura e decoração

Pode parecer desnecessário a primeira vista, mas a forma com que a clínica é estruturada e decorada infere diretamente no bem estar do cliente.

Invista em uma boa iluminação e em cores claras na parede, pois seu principal produto é a melhora da imagem dos seus clientes.

Decore o espaço de forma a ficar agradável para seus clientes e que tenha a ver com a clínica, a dica é usar o minimalismo e não encher o local de itens decorativos.

Caso tenha dificuldades nesta etapa, você pode contratar um design de interiores para te auxiliar.

Escolha dos funcionários e uniformes

Inevitavelmente você precisará de pelo menos um funcionário no início, para ser recepcionista. Faça uma seleção e escolha o que mais tem a ver com a clínica e seu ambiente.

Além do recepcionista, você pode contar com outros profissionais da estética para realizar procedimentos que você não faz e com isso deixar sua clínica mais completa.

Invista também em uniformes (aventais e jalecos) com o nome da clínica, isso transparece aos seus clientes profissionalismo.

Contudo, após montar sua clínica, invista em divulgação. Depois destes passos, você estará pronto para iniciar no ramo e ter muito sucesso!

Compartilhe:

Mais Publicações

Quem é Daniela Fidellis? 

Daniela Fidellis é mentora de clínicas e profissionais de estética e saúde. Atua no mercado de estética desde 2000, e como proprietária de clínica durante

Não sabe por onde começar a organizar sua empresa e sente que está perdendo dinheiro?

Quer ter Sucesso e Ganhar Dinheiro na Estética?