Os feriados e datas comemorativas costumam trazer grandes lucros para os negócios. E não é para menos. Com diversas promoções e eventos, as empresas atraem muitos clientes. Mas como fazer ofertas em datas especiais e não ter prejuízo?
Afinal, todas essas ofertas não surgem do nada. Elas precisam ser muito bem pensadas e planejadas para que se encaixem dentro do orçamento da empresa.
Muitas vezes, o que define o sucesso ou não das promoções é a quantidade de público que elas conseguem atrair. Para aumentar suas chances de ter bons resultados com esses eventos, confira estratégias que vão ajudar nesse processo.
Dicas para fazer ofertas em datas especiais
Antes de falarmos sobre as promoções em datas comemorativas, é importante que se entenda que nem todas essas datas podem ser adequadas para determinados negócios.
Por exemplo, um pet shop pode ter dificuldades em fazer um evento no dia mundial da liberdade de imprensa. Da mesma maneira, uma empresa de charutos não vai fazer promoções no dia mundial sem tabaco, ou então no dia das crianças.
Esses casos acabam não acontecendo muito, já que a maioria das datas comemorativas podem ser transformadas em boas estratégias de marketing com um pouco de criatividade.
As limitações vão ocorrer, principalmente, de acordo com o serviço prestado e o mercado da empresa. Ainda sim, é um fator que deve sempre ser levado em consideração.
Com isso em mente, é a hora de pensar em como realizar o evento e nas ofertas em si. Confira algumas dicas para ajudar nessa hora:
1 – Entenda a data
Para que as promoções tenham sucesso, elas precisam ter coerência com a data especial em si. Então, um pouco de pesquisa pode garantir que tudo permaneça dentro do tema e evitar possíveis constrangimentos.
2 – Tenha um tema em mente
É importante planejar as ofertas de acordo com o tema da data especial. Isso atrai os clientes, que sentem como se adquirir seu produto fosse uma maneira de comemorar aquele dia.
Um exemplo seria fazer ofertas em par no dia dos namorados, tal como um desconto na segunda unidade de um produto ou serviço.
Ou, então, no dia das mulheres, quando pode ser uma boa ideia dar descontos exclusivos para o público feminino.
3 – Divulgue
As pessoas só vão saber que seu negócio está com novas ofertas se você fizer um esforço para que essa informação chegue até elas.
Não é difícil definir uma estratégia de marketing nessa hora. Basta seguir, novamente, o tema do dia escolhido. As informações sobre as promoções em si podem ser bastante específicas ou não, para que o cliente tenha que ir até o local descobrir.
4 – Planeje seu orçamento
O que pode não ser tão óbvio quando se pensa em como fazer ofertas em datas especiais, é que é necessário um investimento antes de ter algum retorno.
Esse investimento inclui a divulgação, possível compra de enfeites comemorativos, comidas e bebidas e afins. Além disso, o planejamento das promoções pode ser feito por um contador profissional, que também cobrará por seu serviço.
E o investimento é só o começo. As ofertas significam uma menor margem de lucro por cada produto ou serviço.
Assim, é importante saber se o lucro gerado pelo evento será maior do que os gastos causados por ele. Isso pode ser feito com uma estimativa de vendas.
5 – Defina como as promoções serão oferecidas
Existem diversas maneiras de se oferecer uma promoção aos clientes. Desde o famoso 2 por 1 até vouchers eletrônicos, conheça algumas das principais opções escolhidas por negócios modernos:
- Ofereça um cupom.
Eles podem ser eletrônicos, enviados por e-mail ou mensagens, ou os famosos papéis, que podem ser entregues em dias prévios.
- Faça parcerias com outros negócios.
Essa é uma estratégia que pode beneficiar ambos os envolvidos.
Sua natureza exata deve ser combinada, mas, normalmente, envolve coisas como a compra em um lugar oferecer descontos em serviços do outro, e vice-versa.
- Realize sorteios.
Algumas vezes, oferecer sorteios além dos descontos pode ser uma boa ideia. Com eles, você pode até mesmo diminuir cortes de preço.
Isso porque é possível definir um valor a ser gasto para que o cliente possa participar do sorteio, o que o influencia a comprar mais.
Essa é uma das principais estratégias quando se trata de como fazer ofertas em datas especiais.