Para um negócio na área da estética, a fidelidade é essencial e a maior força para se tornar sustentável. Dessa forma, o dono de um negócio deve não só se preocupar com a conquista do cliente, mas com sua permanência.
Para isso, uma das estratégias mais comuns é promover bonificações ao cliente, de forma que ele se sinta especial para a clínica de estética. Nisso, ações envolvendo descontos e brindes são os métodos mais comuns.
No entanto, há mais por fazer para conquistar o cliente de vez? Prossiga com a leitura e veja como bonificar seu cliente!
Como bonificar seu cliente e fidelizá-lo de vez?
A fidelização de um cliente é um processo longo e que envolve muitas conversações entre ele e a clínica. No geral, tudo começa por você conhecer bem o cliente, entender suas necessidades e suprir suas demandas.
Depois, você deve oferecer um espaço de bem-estar para ele, onde se sinta acolhido e tranquilo, com poucas preocupações. Nessa parte, é comum que se ofereça tratamentos personalizados para ele.
Por fim, você deve ouvir seu feedback e aprimorar os serviços já prestados – e quem sabe, criar algo. Durante esse processo, o canal de comunicação tem que ser aberto, de forma que o cliente se mantenha antenado com a clínica de estética.
No entanto, apenas isso é o suficiente para ele se tornar fiel ao negócio? Não, é importante que você também bonifique o cliente – e aqui vão algumas formas de você fazer isso e solidificar essa relação!
Criar um programa de acúmulo de pontos
O programa de acúmulo de pontos é um sistema de bonificação bastante simples de implementar na clínica. Seu funcionamento é básico: é estabelecido um número de pontos para cada tratamento, com certo acúmulo de pontos resultando em um prêmio.
Esse prêmio pode se tornar um brinde da clínica, um desconto especial ou o abatimento de valor em tratamentos posteriores.
Dar um cartão de fidelidade
O uso de cartão de fidelidade já é uma prática recorrente nos mais diversos tipos de negócios estéticos, podendo ser feito de diversas maneiras. No entanto, funciona de maneira simples: é entregue para o cliente um cartão, que é carimbado a cada visita.
Se ele for à clínica e realizar procedimentos 10 vezes, por exemplo, pode ganhar um procedimento especial ou mesmo garantir um desconto. Isso é permitido por controle de cada cliente numa planilha ou software.
Assim, você sabe se ele realizou procedimentos 10 vezes – e ainda garante a fidelização de um cliente.
Permitir benefícios por indicação
Se você busca não só a fidelização do cliente, mas também a captação de novos em potencial, benefícios por indicação é a estratégia certa. Por meio de benefícios atraentes ao cliente, mas nada muito custoso à clínica, ele indica pessoas próximas para você.
Isso também é bem simples de aplicar, geralmente com os benefícios atraentes sendo descontos ou brindes (kits, por exemplo). Assim, ele indicaria amigos, parentes e outras figuras próximas para a clínica de estética.
No entanto, nada de descontos ou brindes exorbitantes – foque em propor algo suficiente para o cliente, mas sem custos muitos altos para a clínica.
Usar de datas comemorativas
Datas comemorativas sempre foram chances perfeitas de propor brindes e descontos, principalmente no Natal e na Páscoa. Descontos são comuns, mas é interessante também trazer brindes que lembrem a data, como ovos de chocolate, enfeites e panetone.
Aniversário
Tem data mais comemorativa do que o aniversário do cliente? Prestigiar ele nessa data é uma forma incisiva de cativar o cliente e mostrar o quanto ele é importante para a clínica. Essa importância pode ser mostrada em descontos ou mesmo gratuidade!
Propor combos promocionais
Sabe os procedimentos e produtos que mais se destacam na sua clínica de estética? Que tal combiná-los em um só combo promocional? Essa é uma ideia interessante para bonificar o cliente por meio de um desconto geral em procedimentos populares.
Além disso, você poderia usar disso para popularizar um tratamento menos praticado, agrupando-o com outros populares. No entanto, planeje bem essa ação promocional, de forma que não pese muito no orçamento da clínica.