O cliente atrasou e agora?

Imagine você receber um cliente, fazer avaliação dele, criar um programa de tratamento para ele, mas chegar o dia e ele não vir. Chato não, é? Sim, bem chato, mas algo que pode ser evitado.

Imprevistos acontecem todo dia, mas apesar da tolerância que a clínica de estética deve possuir, isso precisa ser contornado. Por meio de algumas medidas e recompensas, você pode fazer com que o cliente faça de tudo para não faltar.

Interessado em saber como fazer isso? Então prossiga com a leitura do artigo e veja algumas medidas interessantes para evitar os atrasos e faltas!

Como evitar o atraso ou falta dos clientes na consulta de estética

Afinal, como evitar que o cliente descumpra seu compromisso com a clínica de estética? Bem, é importante deixar claro que ele não pode faltar, que há limite de remarcações e outras coisas. Além disso, pode recompensar quem é sempre pontual.

Isso, e muito mais, são medidas eficientes para impedir os atrasos e faltas de um cliente!

Deixe claro que é importante o cliente não atrasar para a consulta

Sim, você permite uma certa tolerância de alguns minutos para o cliente, como 10 ou 15 minutos, por exemplo. Se ocorrer falta, você ainda deve remarcar uma nova consulta, se o motivo para falta for justificável.

No entanto, é importante que você defina desde o começo que o cliente deve fazer de tudo para chegar no horário combinado. Dessa forma, estabeleça claramente as regras do empreendimento para horários e atrasos.

Proponha “indiretas” para o cliente se atentar

Em alguns casos, a clínica pode fazer uma postagem para expor nas redes sociais, deixando claro que o cliente não deve faltar a consulta. Assim, é possível o uso de “indiretas”, mas o importante é lembrar o cliente de que ele possui consulta marcada.

Tenha um sistema de agendamento inteligente

Primeiro, você deve entender os motivos mais comuns para atrasos e faltas, de forma que defina meios para evitar isso. Em muitos casos, não ocorre necessariamente um imprevisto, mas simplesmente o cliente esqueceu.

Para isso, tenha um sistema de agendamento inteligente compartilhado entre todos os profissionais da clínica. Não só esse programa terá controle sobre os compromissos, como também servirá para lembretes por e-mail e/ou SMS.

Lembre o cliente do horário no dia anterior

Sim, você pode contar com o sistema de agendamento inteligente, mas melhor ainda é ligar para o cliente um dia antes. Dessa forma, se evita que ele esqueça da consulta, já que muitos não conferem seu e-mail ou passam sem ver o SMS.

Isso é ainda mais necessário se a consulta tiver sido marcada muito tempo depois da última ocorrida.

Tenha alternativas para os clientes

Se o cliente avisou que vai cancelar ou simplesmente se atrasou, você deve estar aberto às opções boas para ambos. Assim, algumas possibilidades na negociação devem ser testadas antes do cancelamento:

  • Pode ser alterado o agendamento inicial;
  • Pode ser alterado o horário, mas se mantém a data;
  • Pode ser mantido a data e o horário, mas o profissional é alterado.

A equipe da clínica de estética deve estar preparada para negociar com o cliente e propor a melhor solução para ambos.

Recompense o cliente que não se atrasa

Em primeiro caso, o cliente deve ser agradecido por ter chegado no horário combinado ao final do atendimento. Deixe claro que é importante ele sempre manter esse compromisso nas consultas seguintes.

No entanto, você pode fazer ainda mais pelo cliente pontual: pode recompensá-lo! De forma cordial, proponha certas vantagens ao cliente que comparece no horário ou que ao menos se preocupa em reagendar a consulta com antecedência.

E no caso do cliente que atrasa e não remarca?

Nesse caso, deixe claro a perda de certas condições ao cliente que se atrasa e não remarca a consulta. Por exemplo, se ele tiver obtido a consulta com desconto, diminua ele ou mesmo corte em causa de falta injustificada.

Assim, você deixa claro que o cliente tem todos os direitos na clínica, mas que também deve ter compromisso com os horários estabelecidos!

Compartilhe:

Mais Publicações

Estratégias de Precificação 

Na indústria da estética e saúde, a precificação pode ser uma parte crucial da estratégia de negócios. Nesse post você encontrará algumas estratégias comuns de

Otimização de custos na estética 

A otimização de custos na área da estética é crucial para garantir a rentabilidade do negócio e a satisfação dos clientes, portanto, algumas atitudes podem

Não sabe por onde começar a organizar sua empresa e sente que está perdendo dinheiro?

Quer ter Sucesso e Ganhar Dinheiro na Estética?