Cosmetologia e seus benefícios

A cosmetologia é a ciência responsável pelo estudo e fabricação dos produtos cosméticos. Conheça os seus benefícios

Cosméticos fazem parte da vida de toda mulher. Você conhece alguma mulher que não carrega consigo um batom, um pó ou um blush? Certamente que não. Mas de onde que vem todos estes produtos? Quem os fabrica? Qual a importância dos estudos realizados nesta área? Para responder a estas perguntas precisamos saber o que é cosmetologia.

A cosmetologia é a ciência do ramo farmacêutico que produz os produtos cosméticos e que acompanha o seu uso. Isso é feito por meio de pesquisas que avaliam a eficácia destes produtos e também os danos que eles podem trazer para quem os usa.

Descubra neste artigo o que é a cosmetologia, como ela se originou e quais são os benefícios destas importante ciência.

A origem da cosmetologia

Estima-se que na época dos homens das cavernas já havia interesse pela pintura corporal. Os produtos que eram passados no corpo e que não traziam reações alérgicas eram usados pelos povos desta época.

Porém, é no Egito Antigo que os produtos cosméticos, relacionados à beleza, ganham força. A rainha Cleópatra é uma das responsáveis por isso, uma vez que ficou famosa pela forma como pintava e também pelos produtos que passava em seu corpo.

Em sua época, a rainha do Egito usava leite de burra e mel em seus banhos, além de utilizar óleos fabricados a partir de sementes de hibisco. Os cuidados com os cabelos também não ficavam de lado. O uso do aloe vera era comum nos banhos de Cleópatra.

A importância da cosmetologia Os produtos da área da cosmética são cada vez mais usados, não apenas pelas mulheres, mas também por homens. Muitas pessoas buscam tratamento para a pele, cabelos, unhas, mãos e pés. A ciência possui muitos recursos para nos ajudar nesse sentido.

Agora imagine se estes produtos fossem fabricados sem nenhum tipo de estudo. Certamente os cosméticos não teriam a mesma eficácia e, pior ainda, acarretariam em diversos problemas de saúde. Os estudos da área da cosmetologia permitem que os benefícios para a nossa pele sejam cada vez maiores.

Funções da cosmetologia

Deixar a pele mais bonita

Esta é a função que as pessoas mais buscam quando começam a usar um produto cosmético. Não é segredo para ninguém que quem usa cosméticos, tem uma aparência melhor em sua pele;

Proteger a pele

Uma importante função de um cosmético, além da beleza, é a proteção da pele. E isso é essencial nos dias de hoje, na qual, o sol é muito mais agressivo. Entre os cosméticos que atuam nesse sentido, podemos citar aqueles que possuem algum tipo de filtro solar, protegendo nossa pele da radiação do sol. Mas existem outros tipos de produtos que são responsáveis por nos proteger da umidade, do calor ou do frio;

Corrigir as imperfeições da pele

Com o passar dos anos, os sinais da idade vão aparecendo. Muitos cosméticos conseguem amenizar isso e até mesmo reduzir algumas rugas ou outras imperfeições de nossa pele.

Os benefícios da cosmetologia

Aumenta a auto-estima das mulheres

Sabemos o quanto é importante a auto-estima na vida de qualquer pessoa, principalmente no caso das mulheres. A cosmetologia desenvolve produtos que ajuda a melhorar a aparência das pessoas, de forma que elas se sintam mais felizes consigo mesmas.

Desenvolve produtos para todas as classes sociais

Você já deve ter visto que os preços dos cosméticos são os mais diversos possíveis. Um batom, por exemplo, pode custar mais de 100 reais. Mas se você fizer uma busca em locais mais populares, facilmente encontrará um batom por menos de 5 reais.

Com as diversas pesquisas realizadas por cosmetologistas e profissionais da área, é possível que sejam desenvolvidos produtos para os mais diferentes tipos de públicos. É claro que quanto maior a qualidade do produto, maior será o seu preço.

Mas o fato é que qualquer pessoa, independente do seu nível social, tem acesso a estes produtos.

Rejuvenesce a pele

Hoje,as pessoas envelhecem mais do que antigamente. A poluição e a destruição da camada de ozônio são alguns dos grandes responsáveis por isso acontecer.

Por outro lado, as pesquisas na área da cosmetologia avançam cada vez mais, permitindo que as pessoas consigam rejuvenescer a aparência de sua pele e esconder os sinais da idade.

Atende os diversos públicos

Se você é uma pessoa chamativa, que gosta de usar muito colorido, certamente existe um cosmético certo para você.

Agora se você é mais discreta, gosta de um produto na pele, mas sem chamar a atenção, a ciência também tem um produto que vai te agradar.

O avanço da cosmetologia permite o desenvolvimento dos mais diferentes produtos.

Previne a sua saúde

Você já pensou em como seria prejudicial colocar produtos em sua pele sem nenhum tipo de teste ou de estudo? A cosmetologia, além de desenvolver produtos para deixar sua pele mais bela, se preocupa em verificar se os produtos químicos que compõe os cosméticos não irão trazer danos à sua saúde.

Compartilhe:

Mais Publicações

Estratégias de Precificação 

Na indústria da estética e saúde, a precificação pode ser uma parte crucial da estratégia de negócios. Nesse post você encontrará algumas estratégias comuns de

Otimização de custos na estética 

A otimização de custos na área da estética é crucial para garantir a rentabilidade do negócio e a satisfação dos clientes, portanto, algumas atitudes podem

Não sabe por onde começar a organizar sua empresa e sente que está perdendo dinheiro?

Quer ter Sucesso e Ganhar Dinheiro na Estética?