Benefícios da Gestão financeira para esteticistas

Entenda a importância de se fazer um excelente controle financeiro e as suas vantagens na sua clínica de estética.

Tem se tornado cada vez mais importante a gestão financeira para esteticistas. Visto que, com esse controle, o profissional pode alavancar os resultados do seu negócio.

O mercado de estética, por ser um dos mais promissores, tem se tornado cada vez mais concorrido. E sem sombra de dúvida, entender exatamente o que acontece no setor financeiro de sua empresa pode fazer a diferença.

Neste artigo você irá conhecer os principais fundamentos de gestão e entenderá as vantagens de se trabalhar com esse sistema.

Quais as funções da Gestão Financeira?

Uma boa gestão financeira é vital e extremamente importante para que o profissional conheça melhor sua empresa.

Através dos indicadores levantados, é possível observar de forma clara, para onde a empresa está indo. E ainda mais, identificar se as contas estão no azul ou no vermelho.

A princípio parece ser simples saber se a empresa está dando lucro ou prejuízo. Porém muitas organizações se baseiam apenas no fluxo de caixa, levando em consideração apenas o que sobra. Entretanto, isso não tem nada ver com lucro ou prejuízo.

Afinal, muita das vezes as empresas têm sobra de caixa, porém a operação está no prejuízo. Assim como, pode haver falta de caixa e enquanto a empresa está dando lucro.

Por isso é essencial ter uma boa gestão financeira. Com esses dados, é possível tomar medidas para chegar a um bom resultado.

Assim com indicadores de qualidade, é possível entender quais ações podem ser tomadas para alcançar as melhorias desejadas. Saber se realmente a empresa tem uma boa rentabilidade ou não. E planejar como será possível chegar ao patamar desejado.

Alívio financeiro

Manter as finanças organizadas vai proporcionar ao gestor um verdadeiro alívio financeiro. Desde realizar os pagamentos das contas em dia, como para fazer investimentos de curto e longo prazo.

Com esse alívio, de ter todas as contas em dia, você terá mais consciência de todas as condições financeiras.

Assim, ao ter em mãos o controle financeiro da sua empresa, poderá acompanhar todas as despesas e custos. E tantos outros processos de produção e venda e assim identificar algum gasto supérfluo naquele momento. Com isso, você pode reduzir os custos do seu empreendimento.

Com tudo, as chances de seu negócio não se abalar em momentos difíceis, como crises internas e externas, aumentam. O que pode ser um grande diferencial para sua empresa se destacar no mercado. Já que poderá traçar com tranquilidade quais serão os próximos passos.

Muitos centros de estética, chegam a quebrar ou pelo menos passam por grandes dificuldades por não conterem um método de gestão financeira.

Contudo ter o controle financeiro da sua empresa é um dos primeiros passos para melhorar os resultados.

Indicadores de Qualidade

Para controlar a risca as finanças do seu centro de estética, é altamente necessário que tenha em mãos informações relevantes. Isso por que os dados financeiros devem ser preenchidos e recolhidos diariamente.

Isso é extremamente importante, principalmente em empresas em que o preenchimento das finanças é terceirizado.

Obter informações de qualidade sobre as finanças da sua empresa, livres de erro, é de suma importância. Visto que terá a oportunidade de se organizar melhor diante de alguma tomada de decisão. Seja para um novo investimento ou para alguma negociação com um cliente ou fornecedor.

Estar bem informado quanto a saúde financeira do seu negócio é fundamental para que você tome decisões claras. E assim obter bons resultados que podem fazer a diferença e melhorar constantemente os rendimentos do seu centro de estética.

Benefícios da gestão financeira

Já sabemos a importância de se ter uma gestão financeira para esteticistas que prezam pela saúde financeira do seu negócio. Afim de ser basear em indicadores relevantes.

As ausências dessas informações podem não só atrapalhar o crescimento do negócio, como pode levá-lo a quebrar, pois sem controle você pode gastar mais do que se pode.

Para que você passe a acompanhar, de hoje em diante as suas finanças com mais clareza e tranquilidade. Trouxemos 4 pontos relevantes da gestão financeira e seus benefícios:

Planejamento Financeiro

Evidenciar a necessidade de crescimento da organização, identificar problemas e desafios futuros, selecionar ativos rentáveis e condizentes com a empresa e estabelecer rentabilidade mínima dos ativos.

Controle financeiro ou controladoria

Acompanhar e avaliar o desempenho financeiro da empresa, analisar desvios dos indicadores financeiros, comparando o previsto com o realizado, definir medidas corretivas básicas, implementar medidas corretivas e verificar eficácia.

Administração de ativos

  • Estabelecer a melhor estrutura em termos de risco e retorno dos ativos (gestão de riscos)
  • Acompanhar defasagens entre entradas e saídas (fluxo de caixa, gestão do capital de giro)
  • Fazer uma boa gestão de investimentos.

Administração de passivos

Gerenciar a estrutura de capital (financiamentos) da organização e garantir a estrutura de capital mais eficaz em termos de liquidez, risco financeiro e redução de custos.

Conclusão

As vezes muitos profissionais se assustam com todas essas regras, mas elas são fundamentais para o sucesso. É comum se ver erros em todas as estéticas como a falta de controle de entrada e saída financeira.

São muitos atendimentos e muitos fornecedores querendo vender. Uma excelente dica é fazer a compra de insumos para o estabelecimento uma vez ao mês. E todo tipo de venda deve ir diretamente para o caixa da loja. O controle é a receita para o sucesso!

Compartilhe:

Mais Publicações

Quem é Daniela Fidellis? 

Daniela Fidellis é mentora de clínicas e profissionais de estética e saúde. Atua no mercado de estética desde 2000, e como proprietária de clínica durante

Não sabe por onde começar a organizar sua empresa e sente que está perdendo dinheiro?

Quer ter Sucesso e Ganhar Dinheiro na Estética?