7 Conselhos para empreender em clínicas de estética em 2023

Quer ter sucesso empreendendo na área da estética em 2023? Então continue lendo!

Abrir a própria clínica de estética é sempre um grande desafio tanto para o empreendedor iniciante quanto para quem já atua na área há algum tempo.

Para você que está começando a empreender, é crucial iniciar essa trilha investindo em um bom planejamento estratégico e financeiro. Pois, caso contrário, seu negócio já estará comprometido antes mesmo de estrear no mercado.

De acordo com o Sebrae, a taxa de sobrevivência das empresas com até dois anos é de 58%, com exclusão dos Microempreendedores Individuais (MEIs). No entanto, entre os motivos que justificam esse resultado estão:

• A falta de planejamento e de capacitação;

• Gestão pouco competitiva, sem melhoria nos processos;

• Falta de atualização

Fica claro que esses são os caminhos para concretizar o sonho de quem deseja empreender. Dessa forma, ainda é preciso ir além.

Adotar boas práticas é essencial para vencer essa jornada incerta e cheia de obstáculos. Por isso, apresentamos 7 dicas de empreendedorismo para você não desistir do seu sonho!

Quais são os desafios para empreender na estética?

Ainda que o setor seja sólido e tenha uma demanda alta de maneira constante, existem obstáculos para serem superados. Sendo assim, entre os principais estão:

Existência de processos informais, que afetam a experiência do cliente. Ou seja, ela deixa de ser única para ser sempre diferente;

Rotatividade elevada, porque os colabores são integrados e desligados com frequência. Logo, isso implica custos altos com contratação e uma equipe menos experiente.

Todas essas barreiras são eliminadas com a aplicação de boas práticas. Sendo assim, elas abrangem desde a conduta certa até a gestão eficiente, e passam por diferentes variáveis que ajudam a alcançar o sucesso.

Vamos explicar as principais logo em seguida.

7 conselhos para ter sucesso na estética em 2023:

1. Compartilhe a sua ideia

Um erro comum de quem está iniciando sua jornada como dono do próprio negócio é ter receio de contar a ideia para outras pessoas. Mas, qual a razão para isso?

Medo de que alguém possa copiar o seu projeto. Contudo, essa percepção deixa de fazer sentido quando você tem apoio e orientação de uma consultoria especializada em estética.

Quando dividimos nossos pensamentos com outros profissionais, mais ainda com aqueles que já passaram por experiências parecidas, recebemos importantes conselhos que vão economizar nosso tempo e dinheiro.

Às vezes, um olhar de fora pode ser vital para resolver um problema que a princípio parece sem solução.

2. Conheça e analise sua empresa

É importante entender sobre o mercado em que começará a atuar e também sobre as demais áreas da empresa, como comercial, financeiro e marketing, por exemplo.

Essa é a maneira mais eficiente de ter uma visão completa do negócio. Portanto, lembre-se de que gerenciar um negócio vai muito além e abrange diferentes áreas.

3. Faça um planejamento

Um dos principais motivos que levam as empresas a fecharem suas portas, é a falta de organização.

Cometer erros é normal e faz parte do processo de aprendizado, mas o mais importante é que as falhas sirvam para a maturação do negócio.

4. Organize sua vida financeira

Uma realidade bastante comum na vida de um empreendedor iniciante é manter as finanças do negócio em completa desordem.

Seja por sua ausência de conhecimento, seja pela falta de experiência. Para resolver essa situação, o primeiro passo é organizar o fluxo de caixa.

Com ferramentas simples, como as tradicionais planilhas é possível tanto controlar a movimentação de entrada e saída de produtos, quanto realizar previsões futuras. No entanto, o ideal é usar softwares de gestão específicos para o segmento de estética.

5. Crie estratégias

Ao analisar o mercado, você terá muito mais segurança e confiança para definir suas estratégias. Além disso, pesquisas de quantidade e qualidade vão ajudar a identificar seu público-alvo e, ainda, determinar as melhores técnicas para vender seu produto ou serviço.

6. Precifique de maneira correta

Os casos de empresários que vendem muito, mas que estão sempre com o caixa no vermelho, são comuns.

Desse modo, empreendedores iniciantes podem cometer erros no momento de definir a margem de lucro ou fixar os valores dos produtos ou serviços. Isto é comum acontecer em razão de cálculos equivocados.

É preciso encontrar técnicas corretas para definir itens importantes do negócio, como precificar os produtos ou estabelecer uma margem de lucro equilibrada. Se você tiver dificuldades nesse processo, procure o auxílio de um especialista em finanças.

7. Desenvolva uma postura de sucesso

Desenvolver uma postura consciente e responsável é uma estratégia segura e eficiente para administrar seu negócio. Além disso, garante a realização de seus sonhos e a conquista de todos os seus objetivos.

Então, que tal ver como mudar de patamar e alavancar seu negócio? A Consultoria para clínicas e consultório minimiza seus riscos e cria um plano de sucesso para o seu negócio decolar!

Compartilhe:

Mais Publicações

Quem é Daniela Fidellis? 

Daniela Fidellis é mentora de clínicas e profissionais de estética e saúde. Atua no mercado de estética desde 2000, e como proprietária de clínica durante

Não sabe por onde começar a organizar sua empresa e sente que está perdendo dinheiro?

Quer ter Sucesso e Ganhar Dinheiro na Estética?