Estética e gestão: uma combinação que fez Daniela Fidellis chegar ao sucesso!

Ela se apaixonou pela Estética desde os 15 anos e, hoje, ajuda outros empresários a serem bem sucedidos na profissão.

Por Maitê Brusman

Sua conexão com o mundo da Estética começou de forma curiosa, quando Daniela tinha apenas 15 anos de idade. Ela e a mãe estavam assistindo a um jogo de futebol e viram um massagista dando suporte a um jogador. Na hora, ela associou a massagem com o alívio da dor e se encantou com a profissão.

Anos mais tarde, ela conheceu a profissão de Contabilidade, graças a algumas amigas que decidiram fazer um curso na área. Por curiosidade e interesse em aprender mais sobre movimentação financeira das empresas, ela decidiu fazer o curso também.

Ao mesmo tempo, ela fez um curso de Massoterapia em Araraquara, um município que fica no interior de São Paulo. Um ano após ter finalizado o curso de Contabilidade, ela decidiu se jogar na profissão que sonhava e iniciou sua trajetória como esteticista. Daniela Fidellis atua no setor de Estética há 23 anos, é esteticista e dermaticista – graduada pelo Instituto Ibeco -, além de ter especialidade em Consultoria para Clínicas de Estética e ser pós-graduada em Cosmetologia e Dermatofuncional pelo Ipupo Educacional.

No início, ela enfrentou desafios que são bastante comuns entre as mulheres que querem empreender, como se dividir entre um emprego fixo – na época, Daniela trabalhava como secretária em uma fábrica de estamparia – e correr atrás do seu sonho. Com uma reserva financeira, ela comprou seus primeiros equipamentos e montou uma estrutura adequada e aconchegante para dar início aos atendimentos. “Enfrentei muitas dificuldades, mas persisti e, aos poucos, fui me estabilizando e consegui, finalmente, deixar para trás o cargo de secretária e me dedicar totalmente à Estética”, explica a profissional.

Sua jornada na Estética começou em 2000 e, atualmente, trabalha como consultora para profissionais que também atuam no setor. Para se destacar no ramo, ela fez dezenas de cursos na área. Essa prática contribuiu muito para que ela estivesse sintonizada com as novidades do setor, oferecendo tratamentos modernos e inovações em atendimento com máquinas, equipamentos e cosmetologia. Ela chegou a conquistar quase 100 certificações, fazendo de 5 a 10 cursos por ano.

“Tenho muito orgulho de cada curso, de cada diploma. Porém, na época eu não tinha ideia de que precisava, primeiramente, ter um bom planejamento para chegar nesse patamar de investimento. Explico: eu acabava de pagar um curso e já me inscrevia em outro; investia em um equipamento e logo em seguida adquiria um novo, acabava de fazer uma compra gigantesca de cosméticos e já sentia necessidade de ter mais produtos… e assim sucessivamente”, conta.

Para continuar sendo produtiva e inovadora, Daniela também precisou recalcular a rota. Ela compreendeu que a busca por atualização e cursos na carreira era algo importante, mas que precisava ser feita com estratégia. E funcionou, já que ela ensina outros profissionais a terem sucesso profissionalmente também! “Tenho como missão contribuir para as pessoas descobrirem o melhor que podem ser em suas carreiras, sejam profissionais autônomos, proprietários de clínicas de Estética ou simplesmente aspirantes a entrar no segmento”, comenta.

Daniela atribui ao fato de ter um profissional experiente, que auxilia novos empreendedores a darem seus primeiros passos, um dos pontos de destaque para o sucesso nessa área. Ela contou com esse apoio e, logo na primeira conversa, viu um “boom” acontecer na sua cabeça. 

“Após ele realizar uma análise formal, me dediquei a aprender gestão. Unindo novos aprendizados com a minha formação em Contabilidade, passei realmente a ser uma empreendedora dentro do meu setor. Sim, porque apesar de ter muito conhecimento, muitos certificados, não me dei por satisfeita em contar apenas com minha experiência clínica. Eu sabia que apesar de ter investido muito em educação, ainda precisava de muito aprendizado e empenho”, compartilha.

Com o caixa da sua empresa fechando no azul, ganhando mais dinheiro do que gastando, Daniela começou a elaborar seus próprios tratamentos – com protocolos próprios disponíveis em sua clínica. Em 2015, ela decidiu que iria ajudar outras pessoas a atingirem objetivos, se tornando consultora em sua área de atuação.

“Quando resolvi ser consultora fui buscar estrutura para oferecer a melhor consultoria possível aos meus clientes. Como queria lhes proporcionar algo muito bom, sabia que precisaria transmitir todos os pilares, trabalhando organização, assessoria em marketing, assessoria em compras, assessoria em protocolos, gestão de ideias, gerenciamento financeiro, treinamento de equipes, comportamento… Comecei a me desenvolver nesse novo setor e a investir no meu crescimento para ser uma consultora de qualidade”, destaca Daniela.

Como a vida gosta de surpreender e mostrar as oportunidades que surgem pelo caminho, em 2017 a Daniela se viu em um dilema. Por questões familiares, ela precisou decidir se continuava com o seu negócio ou sairia do país. Foi nesse momento que ela compreendeu que se tratava de um fechamento de ciclo e vendeu sua empresa para uma amiga. Nesse período, ela já fazia atendimentos de consultoria estética para clínicas e profissionais. Daniela morou 18 meses na China, mas continuou atendendo online os seus clientes brasileiros.

Como vocês, leitoras, devem imaginar, Daniela aproveitou esse período para se jogar em cursos, experiências e momentos que trouxeram a ela muito conhecimento na Estética. Ela visitou espaços com técnicas inovadoras, utilizando desde ofurôs com ervas, até mel e pólen, sempre visando o bem-estar e saúde das pessoas. Ela também visitou e conheceu tratamentos inovadores em outros países, como Filipinas e Tailância. ” Como se não bastasse todos os métodos que descobri, conhecer a cultura de povos tão diferentes me enriqueceu demais. Foi um dos maiores aprendizados da minha vida”, destaca.

A meta da Daniela agora – além de continuar se superando e aprender cada vez mais – é usar seu conhecimento e expertise para oferecer consultorias ainda mais amplas e abrangentes. “Não falo só de gestão financeira, meu trabalho agrega muito valor, assessoria de marketing, criação e elaboração de protocolos, novas ideias, assessoria de compra e venda de produtos… É uma consultoria bem vasta, pois consigo dar para o empreendedor todas as respostas necessárias para ele tocar um negócio de sucesso”, finaliza.

Revista Maitê Brusman

Compartilhe:

Mais Publicações

Gestão de Inadimplência 

Melhorar os processos de cobrança da sua clínica de estética e reduzir a inadimplência pode ser crucial para o sucesso financeiro do seu negócio, portanto,

Investimentos estratégicos 

Uma estratégia de investimento, tanto a curto quanto a longo prazo, deve ser construída com base nos objetivos financeiros da sua clínica de estética, tolerância

Fluxo de caixa sustentável 

Garantir um fluxo de caixa previsível e sustentável é fundamental para a saúde financeira da sua clínica de estética ou saúde, mas você conhece as

Não sabe por onde começar a organizar sua empresa e sente que está perdendo dinheiro?

Quer ter Sucesso e Ganhar Dinheiro na Estética?